Jean-Sebastien Giguere

Jean-Sébastien Giguère (nasceu em 16 de Maio de 1977, em Montreal, Quebec) é Franco-canadense, goleiro profissional de hockey no gelo, atualmente jogando pelo Toronto Maple Leafs na Liga Nacional de Hockey (NHL). Mas o que interessa não é o presente/futuro dele, mas o passado glorioso com o Ducks.

Ficha Técnica Posição: Goleiro (G)
Mão defensiva: Esquerda
Altura: 1,85 m
Peso: 91 kg
Times: Toronto Maple Leafs (atual)
Hartford Whalers
Calgary Flames
Anaheim Ducks
Nascimento: Montreal, Canadá (16/05/1977)
NHL Draft: 13ª escolha em 1995
Carreira: 1997 até hoje...

Carreira como jogador

Começando na NHL

Giguere foi recrutado fora da Quebec Major Junior Hockey League (QMJHL) pelo Hartford Whalers como 13ª escolha no Draft de 1995. Após 4 anos de carreira major junior, incluindo a nomeação para o Segundo Time das Estrelas em 1997. Fez sua estréia na NHL com o Whalers, jogando em 8 jogos até o fim da temporada 1996/97.

Seguindo para a pré-temporada, em 25 de Agosto de 1997, Giguere foi trocado com o Calgary Flames junto com o central Andrew Cassels pelo atacante Gary Roberts e o goleiro Trevor Kidd. Jogou integralmente na Liga Americana de Hockey (AHL) no time de baixo do Flames, o afiliado Saint John Flames. Anotou uma média de 2.46 gols sofridos (GAA) e 92,6% de defesas em 31 jogos no seu ano como novato profissional com o Saint John. Giguere passou 4 temporadas no Flames, fazendo 15 e 7 jogos com o Calgary em 1998/99 e 1999/00, respectivamente, enquanto passou mais tempo na AHL.

Anaheim Ducks

No dia 10 de Junho de 2000, Giguere novamente virou moeda de troca, dessa vez o Flames o trocou com o Mighty Ducks of Anaheim (saudoso Mighty Ducks) pela segunda escolha de segunda rodada do Draft 2000 (mais tarde esse direito de escolha foi trocado com o Washington Capitals, o Capitals recrutou Matt Pettinger). Começou a temporada 2000/01 no time de baixo do Mighty Ducks, Cincinnati Mighty Ducks, enquanto jogou na AHL. Giguere recuperou a confiança que demonstrou como junior, e assumiu o posto de reserva (backup), que era de Dominic Roussel, do titular Guy Hebert. Devido a ter feitos poucos jogos com o Hartford e Calgary, foi classificado como novato na temporada 2000/01 pela NHL. Jogou em 34 partidas e registrou média de 2.57 gols sofridos e 91,1% de defesas.

Na pré-temporada, voltou ao Mighty Ducks em 17 de Agosto de 2001. Giguere continuou crescendo na temporada 2001/02, sua primeira temporada completa com o Ducks, regsitrando média de 2.13 gols sofridos e 92.0% de defesas em 53 jogos, asusmindo o posto de titular. Na temporada 2002/02, foi sua primeira temporada vitoriosa registrando 34-22-6 (vitórias - derrotas - derrotas na prorrogação), bem como seu marco maior na carreira, 8 shutouts (vitória sem levar gols).

Os playoffs de 2003

A primeira temporada vitoriosa de Giguere, ajudou o Mighty Ducks a chegar nos Playoffs de 2003 na sétima colocação da Conferencia Oeste (Western Conference). A partir desse ponto, Giguere fez o que muitos consideram ser uma das maiores performances da história dos Playoffs da NHL, liderando a equipe numa corrida alá Cinderela para a primeira final de Copa Stanley da história da franquia. Logo de cara, o primeiro desafio de Giguere era o segundo colocado da Conferencia, o Detroit Red Wings. Giguere conseguiu logo de cara um recorde na NHL, o de maior número de defesas de um goleiro em sua estréia com 63 defesas na vitória por 2-1 na tripla prorrogação no jogo 1 (superando a marca do goleiro Jiri Chra's do Toronto Maple Leafs por duas defesas). O Ducks viria a chocar o mundo do hockey ao VARRER o Red Wings fazendo 4-0 (vitórias), com Giguere sendo fácil a estrela dessa série. O Mighty Ducks encarou o Stars na rodada seguinte dos playoffs. Giguere logo no primeiro jogo defendeu 60 de 63 chutes na abertura da série, na qual a partida teve vitória do Mighty Ducks após 5 prorrogações. No jogo 4, parou 28 chutes e conseguiu seu primeiro shutout em jogo de playoffs. O Mighty Ducks derrotou o Stars em 6 jogos chegando na final da Conferencia contra o Minnesota Wild. A série se mostrou sem nenhuma competição. Contra o Wild Giguere sofreu apenas um gol, ao todo foram 123 chutes sofridos e apenas 1 passou, recorde na franquia por sequencia de shutout ficando 217 minutos e 54 segundos sem levar um gol (mais tarde seria superado pelo reserva Ilya Bryzgalov em 2006).

Contudo, o sonho do Mighty Ducks de vencer a Copa Stanley foi interrompido pelo New Jersey Devils, no qual Anaheim perdeu duramente, em 7 jogos na série. Giguere terminou os playoffs invicto em jogos com prorrogação, registrando o maior tempo de shutout em prorrogação por jogos de playoffs, com 168 minutos e 27 segundos. Terminou com recorde de 15-6, média de 1.62 gols sofridos e 94,5% de defesas, bem como menos derrotas que seu compatriota na final Martin Brodeur. Tornou-se o quinto jogador a receber o Conn Smythe, dado ao Melhor Jogador dos Playoofs (MVP), fazendo parte do time derrotado e o primeiro goleiro desde Ron Hextall em 1987 pelo Philadelphia Flyers.

Depois do Conn Smythe

Após ser MVP dos playoffs, Giguere recebeu um novo contrato, firmado no dia 10/09/03, garantindo assim mais 4 anos em Anaheim. No entanto, na temporada 2004 seu desempenho foi de altos de baixos, deixando o time de fora dos playoffs e tendo seu desempenho com 17-31-6, 2.62 gols sofridos por jogo. Muitos acreditavam que isso era reflexo de, ter chego tão perto da Copa Stanley e não ter levado-a. Como sabemos, em 2005 ocorreu o lock out (a greve por causa dos salários) e Giguere, assim como todos os outros NHLers, foi jogar na europa defendendo o Hamburg Freezers da Alemanha.

Temporada 2006, Giguere retorna à NHL e reforça o Mighty Ducks que, dessa vez foi para os playoffs. Chegou até a final da Conferência contra o Oilers. No entanto, Giguere jogou apenas 4 vezes pois, seu reserva, o então novato na época, o russo Ilya Bryzgalov. Giguere começou a série contra o Flames de fora, devido uma lesão, retornando no jogo 2. Durante o jogo 5, Giguere foi substituido após levar 3 gols em 8 chutes. Bryzgalov assumiu o posto de titular e fez bonito, conseguindo 3 Shutouts seguidos, levando o time a eliminar o Flames e jogar contra o Avalanche e também, igualando um recorde na NHL e, quebrou o recorde de Giguere no clube em minutos consecutivos sem levar gols. Mesmo assim, Giguere entre os 4 jogos que fez, aumentou para 8 seu recorde de shutouts com prorrogação.

Chegada a temporada 2007, uma nova fase para Giguere em "um novo time". No ínicio da temporada, no mês de Outubro, Giguere não perdeu nenhum jogo no tempo regular, e conseguiu na temporada seu marco alto com 36 vitórias.

Antes dos playoffs, nasceu seu filho, Maxime-Oliver. Giguere perdeu os últimos 3 jogos da temporada regular e os 3 primeiros contra o Wild. Bryzgalo assumiu o posto nessa ausencia. Retornou no fim da série e não saiu mais. Na segundo rodada contra o Canucks, seu recorde de 8 vitória em sequencia foi quebrada na derrota por 2-1 no dia 27/04/07. Giguere e o Ducks eliminou o Canucks e chegaram na final da Copa Stanley contra o Ottawa Senators, vencendo a série em 5 jogos, sendo o último jogo 6-2.

No dia 21 de Junho de 2007, Giguere assinou um novo contrato longo com o Ducks. Terminou a temporada 2008 registrando 35-17-6 (ponto alto na carreira), 2,12 média de gols sofridos. Apesar de seus números, o Ducks falhou em defender o título e foi eliminado na primeira rodada pelo Stars em 6 jogos.

Giguere conseguiu um sub-par (wtf?) em 2008, 19-18-6, 3,10 média de gols sofridos e deu muito tempo de gelo e chances de jogo pro seu reserva Jonas Hiller. Isso não impediu que, em votação Giguere fosse eleito para começar o jogo das estrelas na sua terra natal, Montreal, em 2009. Como Hiller "tirou" Giguere da temporada, no entanto, ele foi escolhido por Giguere para começar os playoffs da temporada. Giguere viria a jogar na quarta partida, contra o Red Wings, entrando no gelo no terceiro período. Posteriormente, seriamos eliminados no jogo 7.
No ínicio da temporada 2010, Giguere sofreu uma lesão na virilha. Como Hiller teve um bom ínicio e continuava jogando muito bem, Giguere foi a público e disse ao LA Dayli News no dia 10 de Novembro a seguinte frase "prefiro me aposentar a ser goleiro reserva", gerando assim polêmica nas redes de Anaheim. Perdendo sua posição de titular para Hiller, Giguere só conseguiu sua primeira vitória na temporada no dia 23 de Novembro, 3-2 sobre o Flames no shootout.

As grandes bombas que estariam no dia limite de troca, explodiram bem antes, uma foi com Kovalchuk, a outra veremos agora.

Toronto Maple Leafs

31 de Janeiro de 2010, Ducks anuncia que aceitou trocar Giguere por
Vesa Toskala (goleiro) e Jason Blake (ala direito). Logo no dia 2 de Fevereiro, Jiggy fez sua estréia por Toronto, fazendo 30 defesas e conseguindo um shutout contra o New Jersey Devils. Giguere conseguiria novamente um shutout no jogo seguinte, contra o Senators, tornando-se
assim o primeiro goleiro da franquia a começar sua temporada com shutout back-to-back vitória. Com isso, Giguere foi nomeado a estrela da semana da NHL na primeira semana de Fevereiro.

Pessoal

Giguere e sua esposa Kristen tem dois filhos, Maxime-Oliver, que nasceu com o olho deformado durante a corrida do título de 2007, e Luka. Giguere ficou de fora dos 3 ultimos jogos da temporada regular e os 3 iniciais dos playoffs, após saber das condições de sue filho.

Giguere sofre de uma rara doença gastrica, que faz seu corpo pegue muito mais ar quando ingere liquido. Como resultado, seu corpo tem dificuldades em absorver água, fazendo com que soe muito e o leve a graves desidratações durante os jogos. Isso se tornou caso na temporada 98, quando estava jogando na AHL. Durante um jogo, ele perdeu 8 quilos, ficando doente e sendo levado rapidamente ao hospital. Os médicos em Calgary, descobriram a doença, sendo ela o motivo da perda de peso.

Negociações

8 de Julho de 1995, recrutado na primeira rodada como 13ª escolha geral pelo Hartford Whalers.

25 de Junho de 1997, foi transferido pro Caroline Hurricanes quando o Whalers fpo realocado.

27 de Agosto de 1997, foi trocado com o Clagary Flames junto com Andrew Cassels por Gary Roberts e Trevor Kidd

10 de Junho de 2001, trocado com o Mighty Ducks of Anaheim pela segunda escolha de segunda rodada ( que resultou em Matt Pettinger)

21 de Junho de 2007, assinou contrato de 4 anos por 24 milhões com o Anaheim Ducks

31 de Janeiro de 2010, trocado com o Toronto Maple Leafs por Vesa Toskala e Jason Blake.

Títulos e Conquistas

* 1997 QMJHL Segundo time All-Star
* 1998 Hap Holmes Memorial Award (AHL) - dividido com Tyler Moss como goleiros com 25+ jogos com o time pequena média de gols sofridos.
* 2003 Conn Smythe Trophy MVP (Jogando pelo time que perdeu)
* 2003 Melhor jogador da NHL no ESPY Award
* 2007 Stanley Cup
* 2009 NHL All-Star Game Montreal, Canada: Conferência Oeste

Temporada Regular

Play Offs

2 comentários:

Alexandre Almeida disse...

Grande Giggy. uma coisa eh certa, naum vai ser esquecido tão facilmente. (:

#27 Alcir Leandro disse...

o torcedor dos ducks que leu essa materia e não sentiu saudades ou encheu os olhos de lagrimas, não é torcedor dos ducks, ou conheceu o time ontem..pois giguere sempre vai fazer parte da vida dos ducks e com certeza tera sua camisa eternizada...mais uma vez obrigado giguere...
goleiro da stanley cup 2007.

grande materia renan.
me emocionei de verdade.

#27 alcir leandro

no fim da temporada que vem..vem a do capitao, pq se Deus quiser ele e selanne joga mais uma kkkk

Postar um comentário