Teemu Selanne - Parte 3

Junto com Saku Koivu e Jere Lehtinen, Selanne formou a "espinha dorsal" da Finlandia durante seu reinado. Selanne teve várias contusões, em sua maioria no joelho, e não pôde participar da campanha no Mundal, nas quais seus times não conseguiu classificação ou foi eliminado cedo nos Playoffs da NHL.

Selanne jogou o Mundial de 1991 e foi um dos melhores marcadores da competição com 11 pontos, ficando atrás somente de Mats Sundin e Jari Kurri. Em 1991 Selanne também jogou a Copa Canada, onde a Finlandia se classificou pela primeira vez para a semi-finais. Em 1992 nos jogos Olimpicos de Abertville os medalhitas de prata de Calgary, tiveram de se contentar com o sétimo lugar após uma humilhante derrota por 6-1 nas quartas-de-finais para a equipe unificada. Em 92 após a longa temporada, ele decidiu não aprticipar do Mundial, mas a Finlandia ainda seguia em busca da medalha.

Em 1996 Selanne jogou seu segundo Mundial e também a Copa do Mundo de Hockey, terminando em 5º em ambas as competições.

Selanne formou dupla com Koivu em 1998 nos jogos de Nagano, onde tiveram uma grande química no gelo e foram os lideres de pontos na competição. A Finlandia venceu o Canada na disputa pelo bronze 3-2. Após o jogo Selanne disse que jogou machucado na semi-final contra a Russia.

No Mundial de 99 novamente formou dupla com Koivu. Os dois tiveram grandes n[umeros na competição mas não foi o suficiente para derrotarem a Rep. Tcheca na final. As cameras de TV registraram um grande descontentamento de Selanne após a derrota na prorrogação para a Tcheca. Com 11 pontos, ele foi o segundo melhor da competição fcando 5 pontos atrás de Koivu. Ambos entraram pro time das Estrelas do Torneio e Selanne também recebeu o troféu de melhor jogador.

O próximo desafio de Selanne foi o Jogos Olimpicos de Salt lake City. Dessa vez não formou dupla com Koivu, pois ele estava lutando contra o cancer. Selanne foi nomeado capitão da seleção mas mesmo assim não foi capaz de obter grande sucesso na competição. Foram derrotados pelos EUA na primeira rodada da disputa da medalha, que só foram derrotados pelo eventual medalhista de ouro Canada. A Finlandia terminar a competição no sexto lugar.

No ano seguinte no Mundial na Filandia, ele ficou com a Seleção e assim o SJ Sharks não conseguiu classificação pros Playoffs, Selanne disse que era sua oportunidade de ajudar seu país. Este foi seu segundo torneio na terra natal, mas junto com Koivu foi incapaz de levar para casa uma medalha, ficando na 5ª colocação. Novamente marcou 11 pontos e foi artilheiro da competição com 8 gols.


Em 2004 Selanne teve sua segunda oportunidade de jogar a Copa do Mundo, mas seu joelho não estava nada bom nos jogos. Conseguiu somente 4 pontos em 6 jogos, embora tivese sido força dominante nas campanhas passadas com a Finlandia. No entanto, outros membros reforçaram o time e a Finlandia ganhou a medalha de prata ao perder por 3-2 pro Canada.

Nos Jogos Olimpicos de Torino em 2006, Selanne estava em grande forma e recuperado de seu joelho, graças ao Lockout da NHL. Selanne formou linha com Koivu e Lehtinen. A seleção "deitou e rolou" sobre seus adversários na fase de grupos, com uma magnifica diferença de 19-2 em gols. Os grandes números de Selanne na fase de grupo não ajudaram a Finlandia contra a Suécia na final. Selanne novamente esteve nas estatisticas como melhor marcador com Koivu e também empatou com mais gols com seu companheiro Olli Jokinen. Selanne e Koivu foram nomeados para o time das Estrelas do Torneio e Selanne foi eleito o melhor atacante do torneio.

Selanne tem um instinto natural parar arcar gols nos torneios que a Finlandia disputa. Seus grandes números em jogos internacionais mostram que sem a ajuda de Selanne, a Finlandia não teria bom desempenho nos torneios. Entretanto a maioria dos gols de Selanne tiveram assistencia de Koivu e criador de jogadas similares a ele.

No verão de 2007, Selanne anuncia sua aposentadoria da seleção, indicando que não há espaço para um único "Raipe".

No Mundial de 2008, Doug Shedden convidou Selanne para jogar na seleção e Selanne disse SIM.

Após o Mundial de 2008, Selanne anunciou que ele iria se re-aposentar da seleção. No entanto, antes da assinatura de um contrato de dois anos com o Ducks em 28 de setembro de 2008, Selanne contemplava jogar os Jogos Olimpicos de 2010 em Vancouver.

Selanne tem no total 124 jogos com a seleção.

Wall Paper
Free Image Hosting at www.ImageShack.us

2 comentários:

#27 Alcir Leandro disse...

esse cara eh um monstro de jogador.
espero q ano q vem ele consiga a tao almejada medalha de ouro, juntamente com a stanley cup pra gente..

abraços

alcir leandro

Postar um comentário