Teemu Selanne Parte 1

Teemu Ilmari Selänne (pronuncia-se: ˈteːmu ˈilmɑri ˈselænːe), conhecido como "The Finnish Flash"
nasceu em 3 de Julho de 1970, está para se despedir do hockey atuando pelo clube que lhe deu a glória máxima.
Selanne foi recrutado para jogar na NHL em 1988 quando o Winnipeg Jets o recrutou na primeira rodada
como 10ª escolha geral.

Ficha Ténica

Posição: Ála Direito (RW)
Chute: Destro
Altura: 1,83 m
Peso: 93 kg
Times: Anaheim Ducks (atual)
Winnipeg Jets
San Jose Sharks
Colorado Avalanche
Nascimento: Helsink, Finlandia (03/07/1970)
NHL Draft: 10ª escolha em 1988
Carreira: 1989 até hoje

Carreira como Jogador:

Jokerit (1988-1992)


Selanne (que tem um irmão gêmeo, Paavo) iniciou suas primeiras temporadas jogando pelo Jokerit da Finnish SM-liiga (Primeira Divisão do hockey Finlandês). Selanne ganhou o Campeontato Filandês A-Junior em 1988 com o Jokerit. O time consistia de jogadores de futuro da SM-liiga como Markus Ketterer, Keijo Sailynoja e Mika Stromberg. Após duas temporadas no time junior do Jokerit, Selanne jogou sua primeira temporada pelo Jokerit durante a temporada 1988-89 quando o Jokerit jogou na Finnish 1 Divisioona (Segunda divisão do hockey Finlandês).

O Jokerit foi promovido de volta à SM-liiga em 1989 e Selanne fez 11 jogos marcando 12 pontos durante seu debut na SM-liiga. Selanne fez sua primeira temporada completa pelo Jokerit no ano seguinte, quando fez 58 pontos em 44 jogos. Durante a temporada 1991/92 da SM-liiga, o Jokerit foi campeão e Selanne venceu o Troféu Aarne Honkavaara (Maior Goleador) e marcou o maior número de pontos nos playoffs da SM-liiga durante aquela temporada.

Winnipeg Jets (1992/94)

Selanne foi selecionado pelo Winnipeg Jets como décima escolha geral no recrutamento de 1988 e foi contratado pelos Jets para a temporada 1992/93 da NHL. Selanne inicialmente perguntou sobre
vestir a camisa 8 no entanto, ela já tinha sido escolhida por Randy Carlile, que tornaria-se seu treinador nos Ducks, assim ele vestiu a camisa 13.
Selanne marcou 76 gols em sua temporada como novato (Rookie), recorde em todos os tempos para novatos. Ele também é o lider de pontos para novatos marcando 132 pontos, e junto com Alexander Mongilny são os mais recentes jogadores a marcar 70 gols em uma temporada.

Após sua temporada como novato, junto com os jogadores do Jets Keith Tkachuk e Alexei Zhambnov formou a linha conhecida como "A Linha Olimpica", todos os 3 disputaram as Olimpiadas. Isso foi notável e foi antes da NHL assinar um acordo com a IIHF, providenciando um intervalo para deixar os jogadores selecionados competir pelos seus repectivos países no Torneio Olimpico a cada 4 anos. Selanne sofreu uma lesão no seu Tendão de Aguiles na sua segunda temporada, limitando-o a 51 jogos. O Jets foi derrotado nas quartas de finais em 6 jogos contra o Vancouver Canucks em 1993; e com Selanne machucado, ficaram
de fora dos playoffs de 1994.

Jokerit (1994/95)

Seguindo a estrela Finlandesa da NHL, Jari Kurri, Selanne foi jogar no Jokerit durante o lockout da NHL em 1994/95. Selanne marcou 7 gols e fez 12 assistencias em 20 jogos pelo Jokerit. Selanne fez parte do time do Jokerit quando o mesmo foi campeão da Copa da Europa em 1995.

Winnipeg Jets (1995/96)

Após o lockout, Selanne retornou ao Winnipeg Jets e jogou o restante da temporada 1994/95 e começou a 1995/96 com o Jets.

No dia 7 de Fevereiro de 1996, ele foi trocado junto com Marc Chouinard e uma escolha na quarta rodada do recrutamento por Chad Kilger, Oleg Tverdovsky e uma escolha de terceira rodada do recrutamento. E a troca foi uma dentro de um série de transações que o Jets realizou em virtude das dificuldades financeiras do time. Selanne não gostou nem um pouco desse ato do GM do Jets mas, ao chegar em Anaheim ele soube o porquer da troca.

Mighty Ducks of Anaheim (1996/01)

Em Anaheim, Selanne formou com Paul Kariya um dos Duos mais potente em termos ofensivos (gols, pontos) da NHL e foi nomeado como candidato ao Troféu Lady Byng, mas o perdeu para Joe Sakic. Em 1998 Selanne foi o primeiro jogador europeu nomeado como MVP do Jogo das Estrelas da NHL, após ter marcado um hat-trick. Selanne foi "artilheiro" da NHL em 1998 e 1999.

No dia 5 de Março de 2001, Selanne novamente foi trocado, dessa vez para o San Jose Shark em troca de Jeff Friesen, Steve Shields e uma escolha na segunda rodada do recrutamento.

San Jose Sharks (2001/03)

Selanne foi envolvido em uma polêmica com o Sharks em 2002/03. No outro lado dos EUA, Scott Gomez do New Jersey Devils esteva batalhando sobre o estilo de negociação do treinador dos Devils Pat Burns. Gomez e Selanne foram varridos em uma troca de vários jogadores mas, após 11 horas de negociações, Selanne vetou sua ida para New Jersey. Selanne sofreu com sua performance enquanto esteve no Sharks mas ele ainda conseguiu marcar 54 gols e 64 pontos durante suas duas temporadas em San Jose.




Colorado Avalanche (2003/04)

Após duas temporadas em San Jose, Selanne assinou como jogador livre com o Colorado Avalanche no dia 3 de Julho de 2003 (dia do seu 33º aniversário) onde ele novamente jogaria com Kariya. Após a temporada (2003/04) em Colorado, sua produção decaiu, Selanne atuando pelo Colorado foi considerado uma decepção desde que ele não conseguiu com Kariya, realizar as expectativas que o Colorado tinha com a dupla.



Jokerit (2004/05)

Com o lockout na NHL, Selanne assinou com o Jokerit para novamente jogar na liga Finlandesa. Selanne esteve presente em alguns jogos somente, devido um recuperção que acabou indo além das expectativas.

Na segunda parte a volta ao Ducks e a conquista da glória após anos de luta.

2 comentários:

#27 Alcir Leandro disse...

parabens pelo post renan...
eh muito bom saber da carreira de um dos maiores jogadores dos ducks...
estou ancioso para ver a segunda parte da materia...

abraços

alcir leandro

Juan Valencia disse...

Otima materia!!! to loko pra vee já a continuação!

Postar um comentário