Acidente Aéreo Com Time do Lokomotiv - Rússia

Ontem, 07/09/11, um avião que levava o time do Lokomotiv de Yaroslavl - Rússia  chocou o mundo ao cair logo após levantar vôo. O time estava indo para o seu 1º jogo da temporada da KHL (Kontinental Hockey League) que tem times da Rússia, Bielorrussia, Kazaqstão, Letônia e Eslováquia. Das 45 pessoas a bordo, 37 pertenciam ao time do Lokomotiv. Apenas 2 pessoas sobreviveram a queda.

O Lokomotiv já venceu 3 vezes a KHL (1997, 2002, 2003) e terminou em 3º no ano passado, e era considerado um dos favoritos ao título para essa temporada.
Entre as estrelas do time estavam nomes conhecidos no continente americano. Jogadores que tiveram passagens importantes pela NHL e prospectos que já haviam sido draftados e estavam desenvolvendo seu jogo lá antes de jogar na NHL.
Pavol Demitra, Ex-Capitão da seleção da Eslováquia era a principal estrela do time. Antes de ir pro Lokomotiv no ano passado, Demitra passou por 5 times da NHL (Senators, Kings, Canucks, Blues, Wild) e marcou 768 pontos em 847 jogos. Há alguns meses atrás, no mundial que foi disputado no seu país, ele fez sua despedida da Selação da Eslováquia, e recebeu uma grande homenagem do seus fâs (vídeo abaixo).

Jan Marek, Stephan Liv, Josef Vasicek, Igor Korolev, Alexander Vyukhin, Karlis Skrastins, e o técnico Brad McCrimmon, que estava assumindo o time nessa temporada, são outros vitimados que eram conhecidos no mundo todo.
O goleiro Aleksandr Galimov, foi salvo com vida e teve mais de 80% do corpo queimado. Ele já passou por cirurgia e corre sérios riscos de vida. O outro sobrevivente ainda não tem identidade confirmada e pertence a tripulação do vôo.
Poucas horas depois do acidente, a mãe do jogador Sergey Ostapchuk, morreu após ter um infarto no coração ao saber que o filho estava no vôo.

Outro jogador que estava no avião talvez seja o mais conhecido entre os torcedores do Ducks: o defensor  Bielorusso Ruslan Salei
Ele havia deixado a NHL na última temporada para se juntar ao Lokomotiv antes de encerrar sua grande carreira. Ele iria fazer seu 1º jogo com o time.
Ruslan "Rusty" Salei foi draftado pelo Ducks na 9ª escolha geral em 1996 e se tornou um ícone da história do Ducks. Ele jogou no Ducks até a temporada 2005-06 e é o defensor com mais jogos pelo time (594). Entre todos os jogadores, apenas Selanne, Karyia e Rucchin tem mais jogos pelo Ducks que Salei.
Salei era conhecido pelo seu jogo defensivo, e não por marcar muitos pontos. Também era conhecido por todos como uma grande pessoa, que nunca recusava um autógrafo ou uma entrevista e estava sempre brincando com seus companheiros e ajudando a comunidade.
Infelizmente, Salei não teve a chance de jogar no time Campeão da Stanley Cup de 2007 pois deixou o time 1 ano antes, mas fez parte do time que foi a final da Stanley Cup contra o Devils em 2003, fazendo nas finais o maior gol da sua vida. Com um gol na prorrogação do jogo 3, Salei deu vida ao time do Ducks nas finais, e impulsionou o time a levar as finais para o 7º e último jogo (vídeo abaixo).


Salei tinha 36 anos e deixa mulher e 3 filhos pequenos. Ele ainda jogou pelo Phanters, Wings e Avalanche antes voltar para a Rússia.

O site oficial do Ducks está com a imagem ao lado em sua pagina inicial.






Logo após o acidente, alguns fâs já deixavam flores e tributos ao lado do ginásio do Ducks.






Os jogos da KHL foram adiados devido ao acidente. O jogo de abertura que acontecia na Rússia foi cancelado quando o jogo já estava em sua metade, e o anuncio chocou todos que acompanhavam o jogo.

"Neste momento não há esperança, toda a equipe se foi".

As palavras do presidente do Lokomotiv ecoam pelo mundo. A tristeza por tantas perdas não pode ser superada e será necessário muita força da cidade para remontar todo o time.

Presidentes dos outros times da KHL já ofereceram seus melhores jogadores para montar o time do Lokomotiv deste ano. Cerca de 30 jogadores ja se ofereceram pessoalmente para jogar pelo clube.
Pyotor Vorobyev, técnico dos 3 títulos do time já declarou que vai assumir o time novamente. O time deve ser montado ainda com jogadores dos times júniors e alguns jogadores que estavam sem clube.


Homenagem a Pavol Demitra no Mundial:



Gol de Ruslan Salei:


Que a família das vitimas e toda a cidade de Yaroslavl tenham forças para enfrentar esta enorme perda.
O Blog e toda a comunidade Ducks Brasil presta suas orações e pensamentos a todas as vitimas e suas famílias, em especial a Ruslan Salei.
Thanks for all Rusty.













2 comentários:

Fernando da Silva disse...

Que Deus os tenha. Jamais serão esquecidos

#27 Alcir Leandro disse...

triste..uma fatalidade. quw Deus conforte os familiares e recebam todos os mortos em sua casa.

Postar um comentário